8 dicas sobre Coaching, segundo Tim Gallwey


Eu já expliquei o que é Coaching, nesse outro post, se você não leu, dá um pulinho lá.

Agora eu vou esmiuçar mais isso tudo.. O que esse processo é?

Tim Gallwey (o criador do Coaching moderno e uma das principais referências mundiais em Coaching) e Gary Collins (um dos principais autores e Coach nos Estados Unidos) descrevem de Coaching de forma simples:

1. Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajuda-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas;

2. Coaching não é para aqueles que precisam terapia para superar algum trauma com raízes do passado;

3. Coaching é para pessoas relativamente bem ajustadas, com o desejo de construir uma visão de futuro e se deslocarem em direção à ela;

coaching2a

4. Em geral o Coaching é menos formal que uma relação psicólogo-paciente de psicoterapia;

5. Coaching está mais próximo de uma parceria entre duas pessoas iguais, em que uma delas tem habilidades, experiências e perspectivas que podem ser úteis para a outra.

6. Coaching não é reativo, olhando para o passado, mas sim, proativo, olhando para o futuro;

7. Não é um tratamento de cura: Coaching é crescimento!

8. Coaching foca mais no positivo e menos nas possíveis fraquezas a serem enfrentadas: foca na construção e musculação de habilidades e forças”

coaching2bjpg

Abaixo, alguns tipo de Coaching que existem:

  • Pessoal –  um processo focado em alcançar a mudança que se quer, agora. Indicado para pessoas que desejam mudar hábitos ou comportamentos indesejados, modificar padrões repetitivos e estados emocionais limitantes,desenvolver habilidades e competências específicas, superar conflitos e obstáculos, ou realizar grandes sonhos e objetivos
  • de Relacionamentos – coaching de relacionamento ajuda as pessoas que estão enfrentando conflitos em seus relacionamentos pessoais a enxergar essas soluções e desenvolverem novas estratégias para retomar suas vidas.

coaching3b

  • de Casamento/Noivos – Ajuda a criar as condições para a manutenção do relacionamento equilibrado, saudável e de preferência sem estresses;fatores fundamentais à tranquilidade da vida a dois e familiar.
  • de Divórcio –  é indicado para auxiliar na reconstrução de vida após o divórcio, pois o coachee (cliente) será treinado para pensar em soluções que normalmente não enxergaria se estivesse “sozinho” em sua zona de conforto.
  • de Família –  O Coaching de família possibilita a todos que participam do processo constatar que educar os filhos pode ser uma tarefa prazerosa e cheia de boas recompensas, apesar das atribulações do dia-a-dia e o pouco tempo dos pais em casa. É uma abordagem às questões familiares. Permite aos pais descobrir soluções e estratégias para os pequenos e grandes desafios com que se deparam
  • de Emagrecimento – são trabalhadas questões como desequilíbrios alimentares, mudança de identidade de “ser gordo(a)”, a reconstrução da auto-imagem, desidentificação de padrões familiares, etc.

coaching

  • de Negócios – tem como finalidade o desenvolvimento de potencialidades empreendedoras nos empresários, com o intuito de maximizar a capacidade estratégica e consequentemente negócios mais sólidos e menos vulneráveis as oscilações financeiras do mercado.
  • de Carreira –  tem a função de auxiliar a pessoa a visualizar suas necessidades e legitimar seus objetivos, potencializando seus resultados através de ações estratégicas com enfoque profissional e humano que  permitam utilizar da melhor maneira possível a capacitação técnica e as habilidades sociais
  • de Transição de Carreira –  é um produto destinado para empresas que querem dar apoio para seus colaboradores que estão vivendo processos de mudança. Tem como objetivo assessorar profissionais contratados ou promovidos na adaptação em seus novos desafios.
  • de Empreendedor –  Processo que ajuda empreendedores e profissionais liberais a melhorarem seu desempenho e obterem resultados superiores.

coaching

  • Vocacional – foi desenvolvido para o jovem  das no final das séries fundamentais  até o jovem adulto que está na universidade e pós-gruduação, integrando coaching e vocação, mapeando perfil de comportamento, talentos, planejando carreira de estudos, profissões, estilo e qualidade de vida.
  • de Aposentadoria – O Coaching pré e pós Aposentadoria permite elaborar um leque de possibilidades para o novo momento de vida, criando um cenário pleno e desafiador de novos projetos que tragam satisfação pessoal, profissional, financeira.
  • Financeiro – Ajuda o cliente a organizar suas finanças pessoais através da educação financeira. O personal coach como treinador financeiro.

Como funciona uma sessão de Coaching?

Existem vários modos de se fazer uma sessão de coaching, Pode ser presencial, um a um, em grupo, on line, e até por email. O que marca as sessões de coaching é o comprometimento que as pessoas tem com elas, em participar e também com o Coach, em comparecer nos dia e horas marcados.

Esse é um processo evolutivo, que não deve ser levado sem responsabilidade.

 

Mas Moni, o que você está inventando dessa vez?

Muitos coaches, se negam a fazer sessão com qualquer pessoa. Mas eu acho que o Coaching é para todo mundo. Todos nós precisamos de evolução, todos nós temos metas que não sabemos como conquistá-las. E objetivos que não temos a menor noção de como alcançá-los.

A maioria dos Coaches, não faz sessões grátis, mas eu criei um objetivo de fazer sessões, pró bono, uma vez por ano, para um grupo de pessoas, que queiram e estão comprometidas com elas mesmas.

Esse grupo aparece quando a coisa tem que acontecer. É sempre focado em crescimento e a cada ano, eu “invento* uma novidade. Em 2016 eu foquei em Harmonização de Ambiente.. em 2017, eu não pude fazer um grupo.. fiz somente individual focado em melhoria interna e foco em sonho. Todos com resultados muito positivos.

E agora, em 2018,  é um grupo, que inclusive tem um nome forte: Mulheres em Evolução.

Essa evolução não é só profissional… é geral.. vamos trabalhar vários pilares de vida… Inclusive, teremos a participação de uma Terapeuta Holística, que vai nos ensinar a melhorar nossa condição “espiritual” ( não tem nada a ver com religião.. e sim, com o tema crescimento) nos ensinando a meditar.. com uma meditação direcionada. To entusiasmada.. e vai ser muito legal para quem topar encarar esse projeto.

Mas, só temos 10 vagas.. até o dia 5/01/2018 estaremos recebendo inscrições.. pois só assim podemos ver se vai ser on line ou presencial. Então, decidam.. vejam isso como um presente seu, para você..

Nos vemos por aí…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *