Mentor, uma das 5 dicas da PEGN


Quem não deseja ter um mentor? Navegando há uns 5 minutos me deparei com o seguinte post da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que nos dá as seguintes dicas.

  1. Encontre um mentor
  2. Seja dedicado
  3. De grão em grão…
  4. Trabalhe mais que todo mundo
  5. Tenha um princípio

Eu concordo piamente com tudo isso. Mas, eu tive bastante dificuldade, quando resolvi ter um mentor. Estava quebrada e todos as pessoas que forneciam mentoria, cobravam altos preços, sempre acima de R$3.000.00. Isso me desgastou bastante. Era absurdo, eu não tinha isso para passar o mês, como pagaria por uma mentoria?

Vi que quando estamos duros, é que de fato precisamos do mentor. Precisamos de motivação, de orientação, não para ganhar o primeiro milhão, mas os primeiros reais, que vão pagar as despesas do início de nosso negócio ou mesmo as contas que podem estar começando a acumular.

Eu sempre fui cara de pau, chegava na pessoa e dizia: “- Você está montando um grupo de mentoria, mas eu não tenho dinheiro, me comprometo a te pagar assim que eu fizer dinheiro, assino promissória, o que você quiser. Dá para me dar essa chance?”

A resposta, sempre foi um “NÃO” e uma desculpa de que não era o MEU momento, que eu deveria esperar e ganhar o dinheiro para poder, em seguida, tê-lo(s) como mentor. Não posso dizer que as pessoas com que eu falei, foram deselegantes, pois não foram. Mas para mim, isso era meio que absurdo, pq se eu conseguisse chegar ao sucesso, sem ele (s), pq eu os iria querer depois? Pra mim, despreendimento, ajuda ao próximo, são ítens importantíssimos.. por isso mantenho o pro-bono, 1 a cada 3 meses. Seja por sorteio, ou seja por ver que alguem que não pode pagar necessita de um de meus serviços.. e sempre faço, com o mesmo carinho, com que faço para quem paga.. mas isso é outra história.

Na última pessoa que eu resolvi abordar, eu disse para mim: “Se eu ganhar um “NÂO”,  esse será o último, depois desse, eu tenho que achar uma solução para isso. E eu ganhei o não. Esse, foi o pior, pois a pessoa tinha dito que respondêssemos o formulário, mesmo se não tivéssemos dinheiro para pagar os mais de 3mil que ele estava cobrando, e que explicassemos o por que.. Respondi e nem a resposta negativa eu tive… Fiquei esperando por 3 dias.

Não vou mentir, dizendo que eu sou fortona.. que não desmotivo.. sou humana como você, e tb como as pessoas que me deram os nãos. Quase desisti… pq eu via pessoas que pensavam no dinheiro, e só diziam que pensavam no ser humano.. Ninguém é obrigado a fazer mentoria de graça ou com pagamento posterios, ninguem nem é obrigado a acreditar q eu pagaria depois, mas eu não estava me recusando a pagar, estava dizendo que não podia pagar NAQUELE momento.. e me comprometia a pagar assim que começasse a ganhar.. mas.. vamos lá..

Depois de pensar em ir para a cama chorar.. eu resolvi escrever a minha primeira palestra e o título dela é: Os “Nãos” não te derrubam, eles te fortalecem! Um dia ainda vou palestrar. Já li no meio da sala, só para meus cães.. foi ótimo.

mentor

Depois de escrever e me sentir motivada, pq eu me vi fazendo essa palestra para várias pessoas e ajudando muitas que tb levaram nãos.. seja de mentores que gostariam de ter, seja de pessoas amigas, seja de clientes ou seja da vida. Eu parti para a ação.

Eu quero um mentor, então o que fazer?

Por melhor que seja ter um mentor, em carne e osso, que vc pode perguntar e ele responder, citando seu nome, eu confesso que um mentor que tenha experiência, que disponibiliza livros, pode ser um baita mentor, sem mesmo saber que o é, para nós. E foi assim, que eu comecei a escolher meus mentores e a seguir tudo que eles falam, em materiais grátis ou acessíveis (livros) e pouco tempo depois, eu estava fazendo a minha primeira venda.

Então, se você tem dificuldade em “pagar” uma mentoria de mais de 3mil reais, não se preocupe, existem mentores muito melhores a seu alcance, quase de graça (no Youtube, é grátis).  Eles estavam disponíveis para mim, o tempo todo, na hora em que eu precisava, me dando um pouco da sua sabedoria e muita motivação, são eles:

Dale Carnegie

James C Hunter

Deepak Chopra

Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Dentre muitos outros…

Também optei por cursos on line, que davam no meu bolso, dai fiz e conheci pessoas maravilhosas e acessíveis.. não é pq um curso é barato que vc não vai ter a ajuda (mentoria?) quando você precisa, Eu indico esses cursos em outro POST.

E conheci também, uma pessoa maravilhosa, recentemente, que ajuda sem nenhum interesse.,. essa pessoa pode ser uma ótima mentora, para qualquer pessoa.. Humilde mas sabe o que faz e faz com clareza. Só tenho a agradecer, as dicas que me deu Graciela Barbieri

Então a mensagem que eu te passo é as seguinte,.. não vá para a cama chorar, se alguém te der um não, se você não conseguir escrever, se você não tiver motivação, não fizer o serviço ou tenha o retorno que esperava, Vá numa livraria, ou mesmo no Youtube, no Facebook e pegue um mentor para te dar as dicas que vc precisa nesse momento. Ele está ali disponível para você, na hora que você mais precisa.

E olha, dá certo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *